24 de março de 2012

Crítica: Jogos Vorazes - André Ferreira


  Sinopse: A história é ambientada nas ruínas futuristas da América do Norte, agora dividida em uma capital e 12 distritos. Cada distrito fornece dois adolescentes entre 12 e 18 anos, que competem no reality show de sobrevivência que dá nome ao livro. A trama é centrada em Katniss, adolescente de 16 anos que vai para o reality show no lugar de sua irmã, sorteada pelo distrito.


  Fiquei extremamente satisfeito, que depois de tanta publicidade “Jogos Vorazes” não decepcionou nem um pouco e se mostrou uma ótima franquia e uma fiel adaptação. Antes de tudo quero deixar claro que eu não li o livro, então para que eu pudesse escrever mais sobre o mesmo, eu falei com pessoas que haviam lido para que eu pudesse ter noção do quanto o filme parece com a obra original. 


  Comparar Jogos Vorazes com outras franquias é um erro que apenas serve para chamar os fãs das outras “sagas” para acompanhar essa mais nova, comparar à qualidade, a história,como por exemplo, A Saga Crepúsculo. É covardia com o mesmo, pois além de se tratar de uma história totalmente diferente, é claro desde o começo do filme que ele tem algo a mais a acrescentar do que um romance fictício.
  De todas as outras sagas, essa é a que tem a história mais perto da nossa realidade oque para mim torna tudo mais interessante e imersivo.  O filme faz uma crítica explicita e muito digna a nossa sociedade, aos valores morais que perdemos com “reality shows”, as formas terríveis de entretenimento que vemos por ai agora, resumindo a nossa perda de humanidade, pois se divertir, idolatrar um “show” onde as pessoas matam entre si, só mostra o quanto a sociedade em termos morais está regredindo. 


O filme tem roteiro sólido, interpretações excelentes que passam muita emoção junto com filmagens em primeira pessoa que faz você ficar mais perto dos personagens. Uma coisa boa a ressaltar também é o massacre da arena que apesar da censura (12 anos) conseguiu passar a dor, o sofrimento sem chocar por serem crianças de adolescentes de 12 a 18 anos ali morrendo.  O filme apesar de vendido com um romance, felizmente ele fica em segundo plano dando mais ênfase para a ação e os conflitos emocionais entre os personagens e a busca para sobrevivência.


Concluindo, o filme é ótimo, tanto como um filme em si, quanto para uma adaptação. Vale a pena assistir e aclamar uma nova saga que pasmem, é de qualidade.



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More