19 de julho de 2011

Crítica: Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2– Lucas Kurz

                                                                                                                                                                              

Sinopse: Na segunda parte do final épico da série, a batalha entre o bem e o mal no mundo da magia se torna uma guerra entre centenas de bruxos. Os riscos nunca estiveram tão altos e nenhum lugar é seguro o suficiente. Assim, Harry Potter precisa se apresentar para fazer o seu último sacrifício, enquanto o confronto final com Lorde Voldemort se aproxima. Tudo acaba aqui.

A última parte da história de Harry Potter é extremamente carregada de acontecimentos fortes, pesados, uma história que foi acompanhada por toda uma geração chegando ao fim representa no mínimo motivo de incômodo, mas afinal, tudo um dia termina. Esses acontecimentos dão abertura para comover o público e o faz, o filme faz uso dessa ligação que os fãs desenvolveram ao longos dos anos (com os livros e filmes) para trazer mais qualidade à trama.

Falando assim parece até que o filme é uma coisa completamente desconexa do livro, mas não é. Talvez por consequência de tantas reclamações de fãs, talvez apenas porque é o fim o filme é extremamente fiel ao livro, traz uma linguagem que além de fazer com que os que não leram os livros entendam a história traz também várias referências aos livros que só quem leu vai entender, e isso é um agrado que os fãs mereceram.

O filme é (e não podia ser diferente) muito explicativo, não há tempo para a quantidade de cenas cômicas esperadas para um filme da série Harry Potter, essas cenas dão lugar a explicações e cenas de ação, que preenchem o filme de forma inteligente, e mesmo com esse esforço para explicar todos os pontos indispensáveis mesmo assim faltam informações importantes, talvez pelo pouco tempo e muita informação.

  Mesmo com a informações faltantes ainda temos um entendimento geral da história satisfatório tanto para quem leu os livros quanto   para quem não leu, e digo isso porque fiz questão de "pesquisar" quem entendeu e como entendeu. Os livros de Harry Potter geralmente são investigativos, ao contrário disso os filmes sempre buscaram simplificar as coisas por conta do público ser composto mais por jovens e crianças, e talvez essa conduta tenha dificultado a construção investigativa dos últimos filmes, porém felizmente foi possível amadurecer a história e adaptá-la aos mais variados públicos.

Sendo assim podemos dizer que este último filme da saga é mais maduro em vários aspectos, tanto visualmente quanto dramaticamente, o enredo é enriquecido e não existem mais aquelas censuras exageradas, aqui temos sangue e cadáveres, tudo muito real de forma a aumentar a capacidade de comoção e envolvimento com o público.

  

Por fim pode-se dizer que o filme é muito tocante para os fãs, presenciei uma plateia transbordando emoção em cada momento marcante, existe muito apelo emocional e mesmo que não existisse ainda sim os fãs iriam se emocionar. De qualquer forma esse último filme se mostra o mais dramático e sério de todos, foi enfim uma forma digna de terminar a saga.

 

O 3D convertido é razoável, não havia motivos para a conversão senão empolgar ainda mais os fãs.

Nas partes finais do filme, na tentativa de fazer um desfecho igual ao livro somado à falta de tempo disposto aos produtores, as cenas não alcançam a expectativa do leitor e desvalorizam alguns acontecimentos, ou muda a ordem deles sem grandes ganhos.

É indiscutível que a saga Harry Potter marcou a história do cinema, além de ter marcado também a literatura, fazendo com que milhões de jovens se interessassem pela leitura. Depois de 10 anos de desenvolvimento essa obra cinematográfica que tanto mobilizou e trouxe espectadores aos cinemas finalmente termina, e provavelmente não será esquecida tão cedo.

Trailer.

5 comentários:

Como não li os livros, vou falar da perspectiva desses:
Faltou muita informação! E as informações dadas deixaram lacunas... não acho negativo, isso faz a gente ter curiosidade pra ler.
Mas o que me deixou frustrada foi o final de novela -> todos casaram, tiveram filhos e viveram felizes para sempre.
Acho que esse final não é digno do filme nem do livro, é 100% dispensável. Deveria ter acabado quando ele quebra a varinha e joga fora.

Aliás, se eu pudesse fazer só o final da história, eu deixaria o momento que o Harry morre para o final e depois faria a última cena onde alguém que o ama (como a namorada dele) encontra a pedra da ressurreição e subentende-se o resto.

Sei lá, qualquer coisa menos clichê seria melhor.

Eu acho que o filme poderia ter sido bem melhor! A história do Dumbledore foia única a não ser explicada e o papel do irmão dele ficou muito sem sentido! Faltam explicar também sobre a origem das horcruxes (aquela história do Harry "sentir" a horcrux em Gringotes foi muito fail), principalmente a do anel e da taça. Acho que o filme caiu na mesmo erro de HP6, querendo mais imprecionar visualmente do que explicar (ao contrario da Parte 1), a única coisa que ficou realmente explicada ali foi a história do Snape.

A pedra da ressurreição não serve pra ressucitar os mortos DE VERDADE, como foi visto no próprio filme, ele apenas é capaz de ver os espíritos e se comunicar diretamente com eles, algo assim. Por isso eu digo que não é possível fazer uma crítica que agrade a quem leu e a quem não leu o livro ao mesmo tempo, porque a visão do que leu o livro absolutamente não é a mesma do que não leu, são duas experiências completamente diferentes.
Sim, o filme poderia ter sido melhor, tiveram várias alterações da história original, mas quem sabe se elas não tivessem sido feitas os que não leram os livros teriam entendido menos ainda? é algo que não podemos julgar, e eu tenho certeza que com os milhões que a produtora tem para investir nesse filme, não faltou recursos e gente contratada para adaptar o filme da forma mais equilibrada possível, e talvez essa forma a qual ele foi apresentado tenha sido a melhor opção.

O fim do filme é basicamente o mesmo final do livro, e provavelmente tem uma carga emocional mais forte para aqueles que acompanharam a história lendo e vendo os filmes, e talvez seja um favor que JK Rowling fez para despedir os personagens de seus fãs.
Bem, Harry Potter sempre foi muito original em relação a qualquer obra, onde ouvimos falar de quadribol e de uma comunidade de bruxos que vive escondida na sociedade moderna?

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More