14 de dezembro de 2010

Especial Harry Potter e as Relíquias da Morte - Lucas Kurz


  
Sinopse :

O poder de Voldemort está aumentando cada dia mais. Ele agora tem o controle sobre o Ministério da Magia e de Hogwarts. Harry, Rony e Hermione decidem terminar o trabalho de Dumbledore e encontrar o resto das Horcruxes para derrotar o Lorde das Trevas. Mas a esperança continua pouca para eles, então tudo o que eles fazem tem que sair como planejado.






Assim como Harry e seus amigos cresceram e amadureceram, assim também amadureceu a história e sua representação cinematográfica, além também dos fãs da saga; é um filme adulto, experiente. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 é um filme inteligente, comportado, justo. O filme narra com fidelidade a história contada no último livro, sem tempo para explicações de acontecimentos anteriores, por isso quem pretende assistir Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 deve ter no mínimo ter assistido os seis filmes que o antecedem, não é um filme com começo meio e fim, tem que ter consciência de tudo que aconteceu antes.
Os muitos que alegam que o filme é cansativo e sem ação não perceberam que é necessário tempo e diálogos para que a história se desenvolva e fique bem contada e fiel ao livro, além do mais é isso que os fãs querem e tem esperado de todos os filmes da saga, são eles que percebem as referências ao livro, a relevância de determinados personagens (como o elfo doméstico Dobby) e os mínimos detalhes herdados do mesmo. Indiscutivelmente o filme é dedicado aos fãs, exclusivamente.
Essa concentração na história e personagens dessa primeira parte traz mais tempo pra ação e inúmeros acontecimentos que deixam a última parte no mínimo frenética. A fotografia do filme é excelente, sob a direção do genial Eduardo Serra, um renomado Diretor de Fotografia português. Os efeitos também não deixam a desejar, reproduzindo perfeitamente seres do mundo mágico como o famoso e querido personagem Dobby.
A warner Bros.soube unir o útil ao agradável ao dividir a última parte em duas, dando tempo pra contar a complexa história e engordando os bólsos dos seus idealizadores.
A atuação de Rupert Grint (Rony) foi muito bem recebida pelos críticos, elogiado por ninguém mais que Martin Scorsese, que o comparou a Leonardo de Caprio; eu devo admitir que ele se destacou no núcleo de personagens, ele conseguiu ser divertido e também fez as cenas de ação muito bem.
Muitos dizem que o filme ficou mal acabado, sem perceber a beleza da ascensão do mal no fim, aumentando a expectativa para a Parte 2, que, aliás, não faltou pra mim. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 seria em 3D, mas, segundo os idealizadores, o 3D não ficou adequado para ser exibido e acabou sendo cancelado(alegaram que não ouve tempo para a conversão).
Harry Potter fez história tanto na literatura quanto no cinema, o primeiro filme da série foi lançado em 2001 e vem sendo acompanhado por milhões de fãs desde aí. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 promete, e podem cobrar, porque com certeza vai cumprir.

  

 Filmes da saga e seus respectivos Diretores:

Harry Potter e a pedra filosofal (2001)
Direção: Chris Columbus (Os Goonies 1985, Nove meses 1995).


Harry Potter e a câmara secreta (2002)
Direção: Chris Columbus.


Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (2004)
Direção: Alfonso Cuarón (A princesinha 1995, Grandes expectativas 1998, E sua mãe também 2001).


Harry Potter e o cálice de fogo (2005)
Direção: Mike Newell (Quatro casamentos e um funeral 1994, Donnie Brasco 1997, O sorriso de Mona Lisa

2003, O príncipe da Pérsia 2010).

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
Direção: David Yates (State Play, série televisiva 2003).


Harry Potter e o enigma do Príncipe (2009) 
Direção: David Yates.


Harry Potter e as relíquias da morte, parte 1 (2010)
Direção: David Yates.


Curiosidades:

David Yates anunciou que, para a cena final do filme, que se passa dezenove anos após a história principal, atores mais velhos não seriam escalado para interpretar os personagens principais. Efeitos especiais serão utilizados para descrever os membros do elenco como adultos.  
 Joshua Herdman anunciou no dia 9 de agosto de 2009 que Jamie Waylett não voltaria reprisando seu papel como Vincent Crabbe no filme. O personagem de Waylett, em vez disso, foi re-escrito e seu papel na trama assumido pelo personagem de Herdman.
Jason Isaacs decidiu não retornar para Harry Potter and the Deathly Hallows antes mesmo de o livro ser lançado, pois ele estava preocupado com que o Malfoy "Sênior" tivesse um tempo muito curto nas telas, devido à prisão do personagem na história anterior. Numa reunião com J. K. Rowling em um jantar de premiação, ele caiu de joelhos e disse: "Tire-me da prisão, eu lhe peço". Rowling tranquilizou Isaacs, olhando por cima do ombro e falando: "Você está fora. Capítulo Um". Isaacs assinou o contrato para o filme imediatamente depois.
No dia 15 de novembro, a Warner Bros. deixou 'escapar' os 36 primeiros minutos da Parte 1. Alguns dias depois a Warner se pronunciou falando que está trabalhando para achar o responsável e tirar todas as cópias que existem soltas pela rede.
A maior bilheteria dos cinemas IMAX, em dia de estreia, é a do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1, que arrecadou cerca de $12,4 milhões de dólares no mundo inteiro, seguido por Alice que conseguiu $12,1 milhões de dólares.
É o filme da Warner Brothers que mais vendeu no Brasil em dia de lançamento, superando os seis primeiros da saga.
Arrecadou cerca de $24 milhões de dólares em quesito pré-estreia, ocupando a terceira posição dos filmes mais vendidos do mundo em pré-estreias.
Em menos de três dias depois do lançamento, o filme conseguiu chegar a mais de $330, 120,000 milhões de dólares.



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More