4 de abril de 2011

Crítica: As mães de Chico Xavier – Lucas Kurz



Sinopse: Ruth (Via Negromonte) tem um filho adolescente, que enfrenta problemas com drogas. Elisa (Vanessa Gerbelli) tenta compensar a ausência do marido dando atenção total ao filho, Theo (Gabriel Pontes). Lara (Tainá Muller) é uma professora, que enfrenta o dilema de uma gravidez indesejada. Estas três mulheres se encontram quando, cada um por um motivo particular, resolvem procurar a ajuda do médium Chico Xavier (Nelson Xavier).




Como filme claramente religioso, As Mães de Chico Xavier tenta convencer que a mediunidade de Chico Xavier é real, e diferente do Nosso Lar, esse é voltado pra fatos, provas e testemunhas.

O filme impõe sua visão do certo, sua lição de moral, sem dar espaço para o espectador tirar suas conclusões ou até mesmo entender o filme de forma cética, o enredo não tem as desejadas várias faces, e só pode ser visto de uma angulação: a do roteirista.


Com um desenvolvimento óbvio, o filme com cara de novela cansa, com vários personagens que se relacionam uma hora ou outra, antes apresentados em núcleos diferentes.

A trilha sonora extremamente repetitiva e sem sintonia com o filme e os acontecimentos mais que esperados, apresentados de forma idêntica, fazem de As Mães... Mais cansativo ainda.


O filme apresenta a face mais suja do jornalismo, e como é raro poder abordar assuntos com real intenção de investigar e apresentar fatos sem objetivos comerciais, e acaba forjando uma veracidade aos fatos, como se nem o melhor jornalismo, nem a busca mais precisa pela verdade desmentisse a veracidade dos “milagres” operados por Chico.



O filme tenta se apoiar na comoção, e acaba esquecendo completamente de uma explicação mais lógica, nem que seja rasa, algo que ultimamente tem sido exigido por todos os públicos, e apela para a dor materna quanto a perda de seus filhos assim como para o engrandecimento de Chico Xavier, aqui apresentado como um tipo de Messias.

Como o Cinema Brasileiro está vivendo uma onda de valorização do espiritualismo, assim como o público brasileiro está habituado com histórias que comovem, presentes em praticamente todas as telenovelas (que fazem muito sucesso aqui) As Mães de Chico Xavier provavelmente dará uma boa bilheteria, e de certa forma é uma evolução no Cinema Nacional, por mais imperceptível que seja.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More