9 de fevereiro de 2011

Crítica: Cisne Negro - Lucas Kurz


Cisne Negro (Black Swan, 2010)
Diretor: Darren Aronofsky

Cisne Negro conta a história de Nina Sayers, uma bailarina que pretende se tornar estrela principal d'O Lago dos Cisnes, assim como a "prima ballerina" de sua companhia.


Nina é uma bailarina extremamente perfeccionista, isso por parte graças a superproteção oferecida por sua mãe, que, como ex-bailarina, motiva a filha a seguir a carreira. Nina sente-se pressionada por isso, assim como a pressionam o seu diretor e as outras bailarinas da companhia, e como resultado acompanhamos a total ruína emocional e da própria sanidade de Nina, e acompanhamos tudo isso da perspectiva dela, então preparem-se para uma sequência de acontecimentos reais alucinados.

O problema que Nina enfrenta é em interpretar o Cisne Negro, pois ela não tem o "descontrole" necessário para interpretá-lo, porém logo ela torna isso uma obsessão e com isso começa a despertar seu lado sombrio, a liberar seus desejos reprimidos (com a ajuda de uma bailarina novata na companhia, Lily, o pecado em pessoa), e isso acaba saindo de seu controle, findando em uma catástrofe emocional.

Darren Aronofsky abusa de cenas aflitas, agonizantes e explora a psicologia da obsessão e dos limites psicológicos das pessoas em determinadas situações, e também faz um ótimo uso de takes com câmera na mão, no melhor estilo cinema independente.

Cisne Negro é um filme impecável, traz uma trilha sonora seleta e viciante e cenas elaboradas, e é um filme que eu recomendo assistir mais de uma vez.

3 comentários:

Assisti o CISNE NEGRO, e até agora ainda me pego pensando no filme...é muito bom.eu recomendo.e como o CRITICAL HIT disse, é digno de ser assistido mais de uma vez.

Cisne Negro, um filme excepcionalmente perfeito, adorei. É ótimo.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More