11 de fevereiro de 2011

Crítica : O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - Gabriel Magalhães

Sinopse:  Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain) é um filme francês, porém, foge da realidade de outros filmes franceses, o filme é uma mistura de gêneros. As falas das personagens do filme foram muito bem escritas, a fotografia excelente, os atores, muito bons, alguns nem tanto, mas no geral, o elenco foi ótimo.

Chama atenção no filme como é feito a descrição das personagens, não só física, mas psicológica, nos mínimos detalhes, porém, sem criar uma situação monótona, isso foi bem explorado durante todo o filme, o psicológico das personagens.

Uma coisa marcante do filme é o olhar da Amélie Poulain (Audrey Tautou), a cada cena que o mostrava podia se ver uma emoção diferente. Este filme não é um filme de efeitos especiais, grandes produções, porém, é um filme inteligente, que faz você pensar ao longo do filme, o bom é que os fatos se desenrolam com naturalidade, nada de mirabolante foi preciso ser colocado para que haja este desenrolar. O filme tem algumas partes monótonas, mas são poucas.

Interessante que Amélie consegue ajudando os outros, acabar ajudando ela própria, e assim mudando sua vida.

Uma excelente produção francesa, é um exemplo que não temos que ficar somente focados em grandes produções de Hollywood, mas temos que valorizar o cinema em geral, afinal, tem muitos filmes que não são americanos e são muito bons. Indico o filme, é um filme muito bom, não é à toa que ele teve 5 indicações ao Oscar em 2002. 

1 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More